©2019 por marqueapagina. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Jéssica Freitas

Resenha: Teto Para Dois - Beth O'Leary


Sinopse: Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Editora: Intrínseca

Nota: 5/5 ♥

Páginas: 400

Compre (e ainda apoie o blog ♥): Amazon


♥ RESENHA ♥

Tiffy e Leon estão em fases pouco fáceis de suas vidas. Ela, uma editora de livros DIY, ainda está de coração partido pelo término com um namorado de caráter duvidável, com quem morava e agora precisa se mudar; ele vive em uma luta diária para conciliar a namorada ciumenta, o trabalho como enfermeiro de cuidados paliativos e o irmão metido em uma enrascada. Como Leon passa a noite toda trabalhando e o dia todo em casa, decide alugar seu apartamento durante o dia e aos fins de semana (que passa na casa da namorada) a fim de conseguir o dinheiro de que precisa para ajudar o irmão com um problema bem sério. É assim que os caminhos de Tiffy e Leon se encontram — ou, melhor dizendo, não se encontram.


Eles começam a se relacionar de forma inusitada — através de post-its deixados pelo apartamento. De início, são apenas recados inofensivos — tem comida na geladeira, se você quiser —, mas logo os post-its passam a servir como o único meio de comunicação de dois amigos próximos, e contam histórias cada vez mais íntimas que instigam uma relação mais intensa. Leon e Tiffy se tornam grandes amigos sem nunca terem se visto de verdade, e começam a perceber que podem ser mais do que apenas colegas de apartamento.


“O amor transforma todos nós em idiotas.”

Ai, gente...Teto Para Dois ainda me arranca suspiros. Leon e Tiffy são personagens maravilhosos, imperfeitos e complexos, mas me deixou muito feliz o modo como a autora também investiu nos personagens secundários. Mo, Gerty e Rachel, amigos de Tiffy, são as amizades que todo mundo adoraria ter e trazem perspectivas muito interessantes para a narrativa. Têm também Richie, o irmão mais novo de Leon, que tem um subplot — uma trama secundária — muito bem desenvolvida, que nos deixa curiosos o suficiente para torcer por ele. Há também o Sr. Prior e Holly, pacientes do Leon através dos quais o leitor consegue conhecer melhor que tipo de pessoa ele é — um doce.


Mas o motivo para o parabéns de pé é o modo como foi apresentado o tema de abuso emocional e relacionamentos tóxicos aqui. Com uma perspectiva extremamente inteligente, que consegue te colocar no lugar da Tiffy em diversos momentos frustrantes, a autora consegue transmitir com maestria não só toda a angústia de uma vítima, mas também como esse tipo de coisa afeta as pessoas ao seu redor, seus amigos e familiares. Simplesmente magnífico.


Beth O’Leary constrói uma narrativa maravilhosa de ler a partir de uma trama única e genial com tudo para dar certo. E dá. Teto Para Dois é como uma caneca de chocolate quente em uma manhã de inverno, um abraço apertado de uma pessoa querida. É um romance nada clichê que ainda assim te faz ficar suspirando, com o coração quentinho, feliz por ter concluído a leitura e ao mesmo tempo desejando ter lido mais devagar para apreciar melhor.


Sem palavras para dizer o quanto indico esse livro...e você, concorda? ♥

sobre
Mim